NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no G1, apresenta um novo método para tratamento da dor de garganta, utilizando luz de led e a substância curcumina, encontrada no açafrão. O procedimento demora cerca de um minuto e meio, é indolor e pode dispensar o uso de antibióticos. Dados epidemiológicos que reforcem ou justifiquem a importância da tecnologia não foram apresentados. As vantagens do novo método em relação aos já existentes, que incluem agilidade do tratamento e o não uso de medicamentos, foram abordadas de forma clara. As fontes de informação foram apresentadas, mas não foi possível afirmar que não há conflitos de interesses pois um pesquisador envolvido no estudo foi usado como fonte. Os potenciais riscos/danos do tratamento, tais como possíveis reações adversas, não foram apresentados. Também não foram descritos os custos do novo método de tratamento.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
As infecções das vias aéreas superiores são um dos problemas mais comuns encontrados em serviços de saúde, resultando em morbidade significativa no Brasil e no mundo. A inflamação da garganta surge, geralmente, devido a um quadro de faringite e/ou amigdalite, ou seja, inflamações da faringe ou da amígdala, respectivamente. Mais de metade dos casos encontrados são de origem viral, ocasionados por gripe, resfriado ou mononucleose; mas podem também ser de origem bacteriana, cujo tratamento necessariamente envolve a utilização de antibióticos. O uso inadequado dos antimicrobianos e a possibilidade de aparecimento de resistência bacteriana são importantes desafios para os cuidados em saúde. Assim, o desenvolvimento de alternativas de tratamento é premente, com o intuito de restringir o uso de antibióticos a situações realmente necessárias.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Trata-se de um novo método para tratar dor de garganta, utilizando luz de led e a substância curcumina, encontrada no açafrão. Segundo a matéria, o procedimento demora cerca de um minuto e meio, é indolor e pode dispensar o uso de antibióticos.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A matéria abordou as indicações do uso do novo método. No entanto, não apresentou dados epidemiológicos que reforcem ou justifiquem a importância da nova tecnologia.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios do medicamento foram apresentados de forma clara. A matéria ainda enfatizou que, com apenas uma aplicação, houve um índice de cura acima de 95%. De 90 pacientes tratados, 88 tiveram controle da infecção nas primeiras 24 horas.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram descritos os custos do novo método de tratamento e não foram apresentados os custos das alternativas já existentes para tratar dor de garganta.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
A matéria destacou que o procedimento não está disponibilidade no Brasil. Por se tratar de um método novo, ainda em fase de estudos, não possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
A existência de alternativa terapêutica ao novo método, para tratamento de infecção na garganta provocada por bactérias, foi abordada. Foram salientadas as vantagens do novo método em relação aos já existentes, que inclui agilidade no tratamento e não ter a necessidade de utilizar medicamentos durante o tratamento.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos/danos do tratamento, tais como possíveis reações adversas, não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Todas as fontes de informação foram claramente descritas. Por ter incluído pesquisador envolvido no estudo, não é possível afirmar que a fonte é independente e que não há conflitos de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Há coerência entre o foco e as evidências científicas. A linguagem é clara e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Apresentaram-se dados de estudos científicos publicados, com a descrição da população participante e os desfechos avaliados, o tamanho da amostra e o tempo de estudo. No entanto, a matéria não abordou as limitações das evidências científicas.
Marina MorgadoEquipamentos e métodos para tratamentoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no G1, apresenta um novo método para tratamento da dor de garganta, utilizando luz de led e a substância curcumina, encontrada no açafrão. O procedimento demora cerca de um minuto e meio, é indolor e pode dispensar o uso de antibióticos. Dados epidemiológicos que reforcem...A sua notícia revisada por especialistas