NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no Jornal Estado de Minas, apresenta um exame rápido portátil para detecção de zika. Segundo os dados apresentados, o exame permite, com uma pequena amostra de sangue ou saliva, apontar em poucas horas se uma pessoa está infectada ou não com o zika virus. De acordo com os dados apresentados, o exame poderá agilizar a triagem de pacientes e, consequentemente, prevenir epidemias. Foram descritos os custos da nova técnica. Contudo, não houve comparação de custo com as técnicas disponíveis no mercado. Não foram apresentadas informações sobre a disponibilidade do exame no Brasil e no mundo. Também não foram descritos estudos científicos publicados que respaldem os dados apresentados.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?

A Zika é uma doença viral aguda, transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. É caracterizada por dor de cabeça constante, dor nas articulações, dor muscular e cansaço excessivo. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2016). Com base nos últimos avanços científicos e considerando o número elevado de casos no Brasil, estão sendo realizados exames específicos que possam diferenciar a Zika, da Dengue e da Chikungunya. Este diagnóstico possibilitaria uma abordagem precoce e adequada dos casos.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um exame portátil para detecção de zika vírus até então não disponível. De acordo com os dados apresentados, esse dispositivo apresenta maior eficácia quando comparado às técnicas já disponíveis no mercado.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
As indicações do teste foram claramente descritas. Não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem a indicação e a relevância da infecção causada pelo vírus zika no Brasil.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os dados dos benefícios do exame foram apresentadas de forma clara, incluindo a facilidade na utilização. Descreveu-se, ainda, a agilidade para realização do teste, o que facilita a tomada de decisão e o início do tratamento de forma rápida.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
Os custos do novo método diagnóstico foram abordados. No entanto, estes custos não foram apresentados de forma comparativa com as outras alternativas. Além disso, não foram mencionados os potenciais custos adicionais à intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não são apresentados os dados de disponibilidade do exame no Brasil e no mundo e não se abordou o possível financiamento pelo SUS ou por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Houve o relato da existência de alternativas ao exame, destacando-se principalmente as vantagens do novo método em detrimento aos demais, como a agilidade no resultado e os custos menores. No entanto, não foram apresentadas as desvantagens da nova tecnologia quando comparada as já existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos/dados do teste não foram descritos.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram devidamente descritas. No entanto, não é possível afirmar que as fontes utilizadas são totalmente independentes ou imparciais, não sendo possível afirmar, portanto, não haver conflito de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Houve coerência entre o foco e as evidências científicas. A linguagem utilizada é clara e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de estudos científicos publicados. Houve apenas relato de que testes foram realizados em macacos, com resultados positivos. A principal limitação descrita foi a conservação do teste, que precisa sem aprimorada para facilitar o uso e o transporte.
Marina MorgadoEquipamentos e métodos para diagnósticoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no Jornal Estado de Minas, apresenta um exame rápido portátil para detecção de zika. Segundo os dados apresentados, o exame permite, com uma pequena amostra de sangue ou saliva, apontar em poucas horas se uma pessoa está infectada ou não com o zika virus. De...A sua notícia revisada por especialistas