NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no website Uol, apresentou um dispositivo que auxilia na retomada dos movimentos das pernas após lesões na medula espinhal. Trata-se de uma interface que liga o cérebro à espinha e decodifica sinais do córtex motor do cérebro que orquestra movimentos das pernas. De acordo com a matéria, o dispositivo apresentou resultados satisfatórios em macacos com lesões medulares parciais, que recuperaram os movimentos entre uma e duas semanas sem auxílio de qualquer outra forma de intervenção, como fisioterapia ou treinamento. Ainda não foram realizados estudos em humanos, mas os componentes utilizados no equipamento são aprovados para uso em seres humanos, o que respalda o potencial avanço das pesquisas. Os custos, a disponibilidade no Brasil e os riscos potenciais não foram abordados. Com relação às evidencias cientificas, foi apresentado um estudo publicado pela revista “Nature”, com resultados obtidos nos animais. Não foi identificado conflito de interesses na construção do texto.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A Lesão Medular caracteriza-se pela interrupção parcial ou total do sinal neurológico através da medula, resultando em paralisia e ausência de sensibilidade do nível da lesão para baixo, assim como outras alterações nos sistemas: urinário, intestinal e autônomo (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL). O coeficiente de incidência de lesão medular traumática no Brasil é desconhecido e não existem dados precisos a respeito da sua incidência e prevalência, uma vez que esta condição não é sujeita à notificação. O desenvolvimento de tecnologias que permitam a pacientes com lesões medulares a retomada dos movimentos ou melhora parcial das habilidades com os membros, é de grande relevância para melhora da qualidade de vida destas pessoas.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresenta-se um novo equipamento, uma interface sem fio que liga o cérebro à espinha, que é capaz de auxiliar na recuperação dos movimentos das pernas após lesões na medula. De acordo com os dados apresentados, o dispositivo apresentou resultados positivos em macacos com lesões parciais da medula espinhal e espera-se que seja efetivo também para lesões mais severas.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
O dispositivo é indicado para recuperação dos movimentos dos membros inferiores após lesões na medula espinhal. Até o momento, os estudos realizados em animais foram satisfatórios em lesões parciais, mas espera-se que funcione também para outras lesões, mais complexas. Não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem sua aplicação clinica.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
O principal benefício do equipamento é a retomada dos movimentos das pernas, após traumas na medula. Os estudos realizados até o momento foram satisfatórios em macacos com lesões parciais. Entretanto, como é citado na matéria, sabe-se que os primatas são capazes de recuperar a mobilidade neste tipo de lesão após três meses. Não foram apresentados resultados para outros tipos de lesões, sendo relatado apenas que se espera que também funcione para lesões mais complexas.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos do dispositivo, bem como possíveis custos adicionais relacionados.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do dispositivo no Brasil, no Sistema Único de Saúde ou pela iniciativa privada, não foi abordada.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Relatou-se a existência de outras pesquisas para pacientes com trauma na medula e tecnologias que já apresentaram resultados positivos. Não foram feitas comparações entre as tecnologias citadas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os potenciais riscos do dispositivo.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As referências à pesquisa e aos entrevistados estão identificadas. Não foi identificado potencial conflito de interesse na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. As informações fornecidas são fidedignas e coerentes.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Foi apresentado um estudo científico publicado na revista “Nature”, com os resultados obtidos dos testes realizados em macacos com lesões parciais. Ainda não foram realizados estudos clínicos em humanos, mas os pesquisadores destacaram a viabilidade da pesquisa, já que os componentes utilizados são aprovados para uso em humanos. Não foram discutidas as limitações da tecnologia.
Natália FreitasOutrosNOSSO RESUMO A matéria, publicada no website Uol, apresentou um dispositivo que auxilia na retomada dos movimentos das pernas após lesões na medula espinhal. Trata-se de uma interface que liga o cérebro à espinha e decodifica sinais do córtex motor do cérebro que orquestra movimentos das pernas. De acordo com...A sua notícia revisada por especialistas