NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no Uol, apresenta um dispositivo capaz de reduzir a dor dos pacientes com extremidades amputadas ou paralisadas, que sofrem a chamada síndrome do membro fantasma.
De acordo com a matéria, os pesquisadores desenvolveram um programa de treinamento para movimentar uma mão artificial, com uma interface cérebro-máquina, e comprovaram que foi a dissociação entre a mão protética e a fantasma o que reduziu a dor. Os custos do dispositivo não foram apresentados, pois os pesquisadores estão trabalhando na aplicação clínica desta descoberta para daqui alguns anos. Logo, a disponibilidade do medicamento no Brasil não foi relatada. Os potenciais riscos do dispositivo também não foram apresentados. As evidências científicas apresentadas não foram claramente descritas, dificultando analisar sua coerência e qualidade, além dos possíveis conflitos de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A dor do membro fantasma é uma síndrome sofrida por algumas pessoas com extremidades amputadas ou paralisadas e que continuam experimentando as sensações do membro e dor. Dados recentes indicam que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas amputadas vivam nos Estados Unidos, dentre as quais se destacam as amputações de membros inferiores. Da mesma forma que para a sensação fantasma, a taxa de prevalência da dor do membro fantasma para todos os tipos de amputação varia consideravelmente na literatura, situando-se entre 40 e 85%. Os dados epidemiológicos brasileiros sobre a incidência e prevalência desta síndrome são desconhecidos (Faria & Silva, 2014). Como geralmente a dor não pode ser atenuada com analgésicos convencionais, a busca por alternativas terapêuticas para amenizar ou eliminar a dor é de grande relevância clínica e para a qualidade de vida dos pacientes.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um dispositivo capaz de reduzir a dor dos pacientes com extremidades amputadas ou paralisadas, que sofrem a chamada síndrome do membro fantasma. De acordo com a matéria, os pesquisadores desenvolveram um programa de treinamento para movimentar uma mão artificial com uma interface cérebro-máquina e comprovaram que foi a dor foi reduzida pela dissociação entre a mão protética e a fantasma.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação do dispositivo foi descrita para pacientes com extremidades amputadas ou paralisadas, que sofrem com a chamada síndrome do membro fantasma. A dor causada pela síndrome geralmente não pode ser atenuada com analgésicos convencionais. Não foram apresentados dados que destacam a importância epidemiológica da síndrome do membro fantasma.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios do dispositivo foram apresentados, utilizando-se a redução da dor como desfecho principal. Entretanto, não foi especificado na matéria como a avaliação da redução da dor foi realizada. Além disto, a descrição do benefício não está totalmente clara. Não foi possível avaliar se redução da dor foi significativa, se todos os pacientes apresentaram o mesmo benefício e se houve variações conforme o local da amputação ou paralisia.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos do dispositivo não foram apresentados e, portanto, não há comparações de custos com as alternativas existentes para o tratamento. A matéria não discutiu outros possíveis custos adicionais.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do dispositivo no Brasil não foi relatada. Entretanto, ressalta-se que a matéria destacou tratar-se de um estudo inicial, com potencial para aplicação clínica daqui a alguns anos.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Houve o relato da existência de alternativas de tratamento para a síndrome do membro fantasma, sem descrever quais são estas alternativas. A vantagem apresentada do uso do dispositivo foi a modulação das atividades cerebrais relacionadas com os movimentos dos membros fantasmas, que eram difíceis de alterar pelo tratamento existente. Não foram descritas as possíveis desvantagens da nova intervenção e como ela se enquadraria no âmbito das alternativas já existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos/danos do uso do dispositivo não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
A entrevista e os dados do estudo foram apresentados com a descrição da fonte. Não foi possível avaliar a qualidade destas fontes e possíveis conflitos de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Não Satisfatória
A linguagem utilizada está clara e objetiva. Entretanto, as evidências científicas apresentadas não foram adequadamente descritas, dificultando a analise de sua coerência com o contexto real.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Foram apresentados dados de estudo científico, informando a referência. Entretanto, o estudo foi realizado em um número pequeno de pacientes (10 pessoas) e não foi informado o tempo de estudo. Além disto, não foram apresentados dados sobre as limitações da evidência disponível.
Jessica BarretoDispositivo MédicoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no Uol, apresenta um dispositivo capaz de reduzir a dor dos pacientes com extremidades amputadas ou paralisadas, que sofrem a chamada síndrome do membro fantasma. De acordo com a matéria, os pesquisadores desenvolveram um programa de treinamento para movimentar uma mão artificial, com uma interface cérebro-máquina,...A sua notícia revisada por especialistas