NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no G1, apresenta um novo método de contracepção para homems, baseado na utilização de dois hormônios diferentes, a cada oito semanas. Os dados dos benefícios do medicamento foram apresentadas de forma clara, incluindo os resultados encontrados no estudo multicêntrico realizado com o referido produto. De acordo com os dados apresentados, o estudo foi interrompido devido à preocupação com a segurança dos participantes, pois os riscos inicialmente superaram os potenciais benefícios do medicamento. Não foram apresentadas informações do custo do novo tratamento e sobre as alternativas terapêuticas atualmente disponíveis. As fontes de informação foram claramente apresentadas e não foi identificado potencial conflito de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Controlar a fertilidade é o primeiro passo para planejar qual o momento mais adequado para se ter filhos. Nos últimos anos, com o expressivo aumento na adoção de procedimentos contraceptivos no Brasil, houve uma diminuição da taxa de fecundidade total, chegando próximo a apenas 1,72 filhos em 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Os métodos contraceptivos são utilizados para evitar a gravidez e incluem desde métodos comportamentais, de barreira e hormonais até métodos definitivos. São considerados meios eficazes para um planejamento familiar de sucesso. Contudo, muitos apresentam efeitos colaterais que dificultam a adesão. Nesse contexto, é importante que haja pesquisas e investimentos nesse campo, na busca por alternativas mais eficazes e seguras.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um novo método contraceptivo para homens, utilizando-se dois hormônios diferentes a cada oito semanas. A nova intervenção pode ser útil para homens que não desejam ter filhos e buscam estratégias menos invasivas de contracepção.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação contraceptiva do novo método foi claramente descrita. Dados epidemiológicos acerca da relevância do tema não foram apresentados.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os dados dos benefícios do medicamento foram apresentadas de forma clara, incluindo os resultados encontrados no estudo multicêntrico realizado com o referido produto. Destacou-se, ainda, que em 86% dos participantes da pesquisa, a contagem de esperma caiu para menos de 1 milhão por mililitro de sêmen depois de 24 semanas. Porém, não está claro se a estratégia pode afetar a fertilidade dos homens depois que eles pararem de tomar as injeções e de sua aplicação para homens com baixa contagem de esperma.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas informações do custo do novo medicamento, assim como não foram mencionados possíveis custos adicionais relacionados à utilização do produto.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi relatada a disponibilidade do produto no mercado brasileiro, assim como não foram apresentadas informações sobre o financiamento no Sistema Único de Saúde ou fornecimento por meio de planos e convênios de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
A existência de alternativas terapêuticas não foi abordada.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Foram descritos os dados observados no estudo realizado, pontuando-se as reações adversas identificadas e destacando-se que os riscos inicialmente superaram os potenciais benefícios do medicamento.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação foram claramente apresentadas e não foi identificado potencial conflito de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Há coerência entre o foco da matéria e as evidências científicas apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Apresentaram-se os dados de um estudo científico publicado, com a descrição da população participante e os desfechos avaliados. O tamanho da amostra e o tempo de estudo foram adequadamente descritos. Foram abordadas as limitações do estudo realizado.
Marina MorgadoMedicamentosNOSSO RESUMO A matéria, publicada no G1, apresenta um novo método de contracepção para homems, baseado na utilização de dois hormônios diferentes, a cada oito semanas. Os dados dos benefícios do medicamento foram apresentadas de forma clara, incluindo os resultados encontrados no estudo multicêntrico realizado com o referido produto. De...A sua notícia revisada por especialistas