NOSSO RESUMO

A matéria publicada no Uol apresenta um novo produto, um anticoncepcional masculino injetável. A pesquisa com o medicamento foi realizada em 320 homens com idades entre 18 e 45 anos, que receberam injeções de hormônios (progesterona e uma forma de testosterona) a cada oito semanas e foram monitorados por até seis meses. De acordo com os dados apresentados, o fármaco suprimiu a produção de espermatozoides até o ponto em que a gravidez é improvável, deixando a contagem em menos de um milhão. Os potenciais riscos/danos do medicamento foram descritos, sendo identificados abandonos ao tratamento em decorrência dos efeitos adversos, tais como depressão e outros distúrbios de humor, dor no local da injeção, dor muscular, aumento da libido e acne. Os custos de tratamento não foram apresentados, pois o medicamento ainda está em fase de testes clínicos. Logo, o medicamento ainda não está disponível para comercialização no Brasil. A linguagem utilizada na matéria está clara e objetiva. As evidências científicas apresentadas são coerentes com o foco da matéria.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Enquanto as mulheres podem escolher diversas formas de evitar uma gestação, os contraceptivos masculinos restringem-se apenas aos preservativos e à vasectomia. A disponibilidade de alternativas a serem utilizadas pelos homens podem contribuir para o adequado planejamento familiar.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um novo fármaco, um anticoncepcional masculino injetável. De acordo com os dados apresentados, o fármaco suprimiu a produção de espermatozoides até o ponto em que a gravidez é improvável, deixando a contagem em menos de um milhão.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação do medicamento foi descrita para homens que desejam evitar a gravidez, apresentando-se como uma alternativa ao uso de preservativos e vasectomia. Não foram apresentados dados que destacam a importância epidemiológica da contracepção em homens.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os potenciais benefícios do medicamento foram apresentados de forma clara, utilizando-se a contagem de espermatozoides como desfecho principal.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos de tratamento não foram apresentados, pois a nova substância está passando por testes clínicos. Logo, não há comparações de custos com as alternativas existentes para a contracepção. A matéria não discutiu os custos adicionais, tais como os custos de aplicação do medicamento.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
O medicamento não está disponível no Brasil. Também, não há relato sobre o possível financiamento do tratamento pelo SUS e do fornecimento por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Houve o relato da existência de alternativas de tratamento para a contracepção dos homens, como os preservativos e a vasectomia. Não foram descritas as possíveis vantagens e desvantagens da nova intervenção e como ela se enquadraria no âmbito das alternativas já existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os potenciais riscos/danos do medicamento foram apresentados. De acordo com a matéria, 20 homens abandonaram o estudo por conta dos efeitos adversos. Foram relatados como efeitos adversos a depressão e outros distúrbios de humor. Outras reações adversas foram dor no local da injeção, dor muscular, aumento da libido e acne.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As entrevistas realizadas e os dados do estudo foram apresentados com a identificação das fontes de informação. Não foi possível avaliar a qualidade destas fontes e os possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada está clara e objetiva. As evidências científicas apresentadas são claras e coerentes com o foco da matéria.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foram apresentados dados de estudos científicos publicados, informando a referência. A pesquisa foi realizada com 320 homens com idades entre 18 e 45 anos, que receberam duas injeções de hormônios (progesterona e uma forma de testosterona) a cada oito semanas, e foram monitorados por até seis meses. O método mostrou-se eficaz, mas destacou-se a necessidade de mais estudos para encontrar o equilíbrio entre a eficácia e a segurança.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Os métodos contraceptivos são em sua grande maioria oferecidos às mulheres. O título chama atenção do leitor para o desenvolvimento de um método também para o homem, o que desperta a curiosidade e interesse na leitura.

INTERTÍTULO: Sem intertítulo

COMO ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Possivelmente agência internacional de notícias.

DEFINIÇÃO: Explica logo nos primeiros parágrafos onde foi desenvolvido o método anticoncepcional injetável masculino. Cita quais os métodos contraceptivos já usados pelos homens (vasectomia e preservativos). Entretanto, não foram descritas as possíveis vantagens e desvantagens da nova intervenção e como ela se enquadraria no âmbito das alternativas já existentes. Há a explicação clara e objetiva da metodologia de pesquisa, reações e desistências dos homens que concordaram em aderir a pesquisa. Explica também os primeiros resultados e efeitos colaterais de forma clara e alertam para a necessidade de se continuar os estudos.

FONTE DE INFORMAÇÃO: O texto cita “especialistas”, provavelmente da pesquisa, mas isso não fica claro no texto.

PUBLICIDADE/ INTERESSE COMERCIAL: Não há indícios de conflitos de interesse.

RECURSOS VISUAIS: Não foram usados.

CONCLUSÃO: A reportagem foi escrita de forma clara e objetiva, sem utilização de termos técnico-científicos que comprometessem o entendimento do leitor sobre o assunto. Não foram ouvidas fontes indiretas à pesquisa que pudessem fazer considerações sobre o novo método, assim como não foram descritas as possíveis vantagens e desvantagens da nova intervenção e como ela se enquadraria no âmbito das alternativas já existentes.

Jornalisticamente, embora escrito de forma clara, o texto poderia ter explorado mais a questão dos efeitos. Para o leitor não foi oferecida a informação sobre os riscos de esterilidade ao longo prazo? Há esse risco? Os homens que se submeteram a esses testes sabem ou não desse risco potencial (se houver)? Com a interrupção do uso do anticoncepcional injetável haverá diferença na contagem de espermatozoides ? Se sim em quanto tempo?

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/anticoncepcional_masculino.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/anticoncepcional_masculino.jpgJessica BarretoMedicamentosNOSSO RESUMO A matéria publicada no Uol apresenta um novo produto, um anticoncepcional masculino injetável. A pesquisa com o medicamento foi realizada em 320 homens com idades entre 18 e 45 anos, que receberam injeções de hormônios (progesterona e uma forma de testosterona) a cada oito semanas e foram monitorados...A sua notícia revisada por especialistas