CCATES

Eficácia e segurança de melatonina para o tratamento de insônia primária

PTC 11/2014
Autores: Carlos Augusto Lins Reis, Lucas Fonseca Rodrigues, Francisco de Assis Acurcio, Augusto Afonso Guerra Júnior

RESUMO EXECUTIVO

Intensidade das recomendações: Fraca a favor da melatonina

Tecnologia: Melatonina

Indicação: Tratamento para a insônia primária

Caracterização da tecnologia: Comprimidos ou cápsulas, utilizadas no tratamento da insônia primária 

Pergunta: A melatonina é eficaz e segura no tratamento da insônia primária?

Busca e qualidade das evidências científicas: Foram pesquisadas as bases de dados The Cochrane Library (via Bireme), Medline (via Pubmed), LILACS e Centre for Reviews and Dissemination (CRD). Incluíram-se revisões sistemáticas (RS) e metanálises de ensaios clínicos que comparassem melatonina ou ramelteon com placebo. Foram
selecionadas também avaliações de tecnologias em saúde (ATS) em sites de agências internacionais. Os estudos foram avaliados segundo o sistema GRADE. 

Resumo dos resultados dos estudos selecionados: Foram selecionados 3 RS que apresentaram qualidade de muito baixa a moderada. A força da recomendação de 2 dos 3 estudos foi fraca a favor do medicamento testado. O uso da melatonina foi associado com uma redução significativa da latência do sono. O tempo total de sono e
a qualidade do sono demonstraram resultados variáveis, mas em sua maioria demonstraram um aumento significante quando comparados ao placebo. Poucos a nenhum efeito adverso foram relatados. 

Recomendações: Recomenda-se fracamente o uso da melatonina tendo em vista que revisões sistemáticas e ATS incluídas neste PTC evidenciaram que, para pacientes portadores de insônia primária, a melatonina apresentou eficácia estatisticamente significante na redução do tempo de latência do sono, quando comparados a placebo. Para os outros desfechos avaliados – qualidade do sono e tempo total de sono – os resultados não foram conclusivos, variando de diferença estatisticamente não significativa a significativa. Em relação ao perfil de segurança, os estudos não constataram efeitos adversos, mas deve-se ressaltar que o acompanhamento ocorreu apenas para curto período de uso.

Adicionar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.