CCATES

Eficácia e segurança de medicamentos a base de Cannabis sativa para o tratamento da epilepsia na Síndrome de Rett

PTC 07/2014

DOI: 10.13140/2.1.2587.4722

Autores: Felipe Ferré, Orozimbo Neto, Augusto Afonso Guerra Júnior, Francisco de Assis Acurcio

RESUMO EXECUTIVO

Intensidade das recomendações: Fraca contra a tecnologia.

Tecnologia: Medicamentos e produtos à base de Cannabis sativa.

Indicação: Tratamento da epilepsia na síndrome de Rett.

Caracterização da tecnologia: Extratos enriquecidos com canabidiol e com baixo teor, no máximo 1%, de delta-9-tetrahidrocanabinol (THC).

Pergunta: Medicamentos a base de Cannabis sativa são eficazes e seguros para o tratamento da epilepsia em pacientes com síndrome de Rett comparados com anticonvulsivantes disponíveis no SUS? 

Busca e análise de evidências científicas: Foram pesquisadas as bases The Cochrane Library (via Bireme), Medline (via Pubmed), LILACS, Centre for Reviews and Dissemination (CRD) e Tripdatabase com objetivo de encontrar estudos que avaliassem medicamentos a base de Cannabis sativa no tratamento da síndrome de Rett. Foram buscadas também avaliações de tecnologias em saúde (ATS) em sites de agências internacionais e na REBRATS. Foi realizada uma busca complementar por ensaios clínicos sobre o tratamento de epilepsia com medicamentos contendo teores conhecidos de canabidiol em preparações com base na planta. 

Resumo dos resultados dos estudos selecionados: Não foram identificados estudos que atendessem aos critérios de participante (pacientes diagnosticados com síndrome de Rett com episódios de epilepsia), intervenção (medicamentos a base de Cannabis sativa), comparação (placebo, medicamentos para epilepsia na síndrome de Rett – ácido valpróico, carbamazepina, clobazam, clonazepam, etossuximida, fenitoína, fenobarbital, gabapentina, lamotrigina, primidona, topiramato, vigabatrina) e desfecho (melhora psicomotora, redução de crises convulsivas e eventos adversos). Os quatro estudos encontrados pela busca complementar sobre o extrato da planta no tratamento de epilepsia apresentavam amostra pequena, eram de baixa qualidade e inconclusivos: dois apresentaram resultados a favor do uso de canabidiol e dois não apresentaram diferenças entre os grupos avaliados. 

Recomendações: A intensidade da recomendação é fraca contra o uso de preparações à base de Cannabis sativa, devido à indisponibilidade de evidências de eficácia e segurança de extratos com alto teor de canabidiol e baixo teor de delta-9-tetrahidrocanabinol. Devido ao alto teor de TCH, recomenda-se fortemente que o extrato não purificado da planta não seja utilizado. Essa posição é pautada na possibilidade de ocorrência de efeitos adversos como déficit no desenvolvimento cognitivo e convulsão. 

Adicionar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.